Alunos de Lagoa do Sítio aprendem lição de cidadania no dia do soldado.

      Alunos da Unidade Escolar Prof. José Francisco de Lagoa do Sitio-Pi, visitam o GPM de Lagoa do sítio e parabenizam os policiais pelo o dia do soldado.

O Dia do Soldado é comemorado, no Brasil, em 25 de agosto porque foi nesse dia que nasceu o patrono do exército brasileiro, Luiz Alves de Lima e Silva cognominado pela tropa “Caxias”, conhecido ate hoje como Duque de Caxias.

 A Escola Professor José Francisco tem um cronograma de atividades relacionados às principais datas comemorativas do ano letivo. Foram trabalhadas esse mês, o dia do folclore e o dia do soldado com exposição de vídeos relacionados à data e visita ao GPM de Lagoa do Sítio, informou a diretora Lêila Rabêlo.

A finalidade da visita é aproximar a criança da figura do Policial Militar, pois muita criança ainda tem medo, devido a rusticidade da farda ou intimidação imposta pelos pais quando vão repreender a criança quando ela comete alguma malcriação, também informar sobre o dia dia do soldado.

 “Trouxemos os alunos para que eles pudessem conhecer e sentir como é o trabalho da polícia. Muitos conheciam apenas pela TV e estão encantados. Tenho certeza que foi um aprendizado gratificante para todos, tanto para os alunos como para os professores”, comentou a educadora Lucivânia.

 Ao final os alunos parabenizaram os soldados pelo seu dia, e o sargento Lourival aproveitou para enalteceu a iniciativa da unidade escolar pela visita.

 O que é um Soldado?

Um soldado, e/ou militar (Brasil) em sentido genérico, é uma pessoa que trabalha, voluntariamente ou em consequência de serviço militar obrigatório, nas forças armadas ou forças militarizadas de um país soberano, recebendo treino e equipamento para defender o referido país e os seus interesses. Na sua condição de membro das forças armadas ou militarizadas, tem o estatuto de militar. Apesar de ser um militar, pode desempenhar funções não combatentes, ligadas à tropa.

Em sentido restrito, também é utilizado o termo “Soldado” para designar o posto mais baixo e/ou inicial da categoria de marinheiro, praças das componentes terrestres e aéreas das forças armadas e/ou Armada(Marinha). Para designar o posto correspondente, nas componentes navais, normalmente, usam-se termos marítimos, como “marinheiro” ou “grumete”.

Podendo também designar os postos de oficiais generais, sendo o “Dia do Soldado(e/ou militar)” comemorado no Brasil no dia vinte e cinco de agosto, aniversário de Luiz Alves de Lima e Silva, cognominado pela tropa de “Caxias”, esse “Soldado”, em diversas missões comandou operações conjuntas envolvendo tropas marítimas e terrestres, e sua conduta militar fez considerar-se como exemplo de SOLDADO no Brasil.

O termo “soldado” deriva do italiano: “soldato” (participio do verbo soldare) – alguém a quem se pagou o “soldo” para servir. “Soldo” deriva do latim “solidum nummum” e designava uma moeda de ouro da Roma imperial.

História

Desde a antiguidade que, praticamente, todas as culturas, civilizações e países dispuseram de algum tipo de força militar composta de soldados, seja para conquistar mais território, seja para defender o seu próprio manter sua soberania e/ou independência política. Quando não existia o serviço militar obrigatório, era-se mobilizada toda a sociedade nesse serviço, como foi o caso de muitos países e até hoje (como o Principado de Mônaco, por exemplo). Normalmente, o serviço militar era obrigatório para quase todos os homens e mulheres (Esparta e China Imperial de Sun Tzu).

Até ao século XX, as mulheres não cumpriam – salvo muito raras excepções (referido acima) – serviço militar. Nos dias atuais, existem vários países que tem mais de 20% de mulheres nas suas forças armadas (na China de Su Tzu e em Esparta, na Grécia Antiga, era de 100%).

Os soldados da antiga Esparta são, ainda hoje, considerados como o exemplo da força, motivação e preparação para o combate. Cada espartano recebia uma dura instrução militar desde pequeno, transformando-se num soldado de elite que dedicava toda a sua vida à defesa militar da sua pátria.

Mais tarde surge o Exército Romano, conhecido por ser um dos mais disciplinados de sempre. O Exército constituiu a principal máquina de expansão do Império Romano e do mesmo se ter tornado um dos mais extensos da História.

Hoje em dia, a maioria dos países possui forças armadas, sendo os Estados Unidos considerados a maior potência militar, onde o soldado feminino se faz presente.

 

Com informações sobre o o soldado: Portal enciclopédia livre.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *