Alunos de Teresina alcançam o melhor resultado no IDEB

Teresina é a capital brasileira com o melhor desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O resultado referente ao ano de 2017 foi divulgado pelo Minisério da Educação e Cultura (MEC) e revela ainda que a capital piauiense obteve a maior nota tanto em relação ao 5º ano, quanto em relação ao 9º ano.

Nas provas do 5º ano, os alunos da rede municipal de ensino alcançaram o primeiro lugar, com 230,43 pontos em Língua Portuguesa. Em segundo lugar ficou a capital do Acre, Rio Branco, com 227,59 pontos. E em terceiro, Palmas, em Tocantins, com 225,5 pontos.

Nas provas de matemática do 5º ano, Teresina também ficou no topo do ranking, com nota 246,94. Rio Branco se manteve em segundo lugar, com 241,44 pontos e Palmas em terceiro, com 237,86 pontos.

Em relação ao 9º ano, Teresina ficou em primeiro lugar em ambos os rankings – tanto de Língua Portuguesa, como de Matemática.

Em Língua Portuguesa, os teresinenses conseguiram 277,57 pontos. Em segundo lugar esteve Palmas, com 275,94 pontos e em terceiro ficou Curitiba (MT), com 267,02 pontos.

Em matemática, a capital piauiense obteve 285,43 pontos. Em segunda colocação, Palmas atingiu 278,63 e em terceiro Curitiba, com 270,84.

Boa Vista, capital de Roraima, teve o pior resultado na maioria dos rankings.

IDEB

O IDEB revela o nível de aprendizado dos alunos a partir das médias de desempenho na Prova Brasil e no fluxo escolar, destacando especialmente as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. No último ano, Teresina havia alcançado as médias 6.1 e 5.2, nos anos iniciais e finais respectivamente, já superando as metas estabelecidas pelo Ministério da Educação e mostrando resultados projetados para 2023.

Apesar de ainda não divulgada a média oficial do IDEB, as proficiências anunciadas pelo ministro Rossieli Soares mostram Teresina acima das demais, deixando para trás as capitais que até então tinham os melhores índices: Palmas e Curitiba.

Fonte: Cidade Verde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *