EDUCAÇÃO: Inscritos no Enem já podem baixar aplicativo do exame.

LOC.: O aplicativo do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, já pode ser baixado pelos candidatos e neste ano, a ferramenta conta com uma série de novidades. Uma delas, é que agora, pais, professores e jornalistas poderão acompanhar as áreas que não exigem login. Além disso, há uma seção de notícias e o espelho das redações foi liberado. Esta será mais uma forma de contato entre o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep, e o participante.  Antes das provas, os candidatos vão poder verificar a situação da inscrição, o cronograma, o cartão de confirmação e os locais de prova. Após os testes, o aplicativo vai fornecer o gabarito e o resultado individual. É o que explica o diretor de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais do Inep, Camilo Mussi.

TEC./SONORA: Camilo Mussi, diretor de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais do Inep.

“O gabarito, na verdade, é o gabarito para todos, o gabarito por cor de prova. O ano passado já tinha e neste ano ele continua tendo a opção de ver o gabarito. Quando a gente publica a nota de cada aluno, ele pode ver tanto pelo site no computador, como pelo aplicativo. E uma inovação neste ano, realmente, é o espelho da redação. O ano passado era disponibilizado apenas pelo computador e este ano a gente colocou no aplicativo também. No ano passado a gente teve quase 3 milhões e fomos eleitos o número um na categoria da Educação.”

LOC.: De acordo com Camilo Mussi, o aplicativo também conta com uma função chamada Alerta, que permite ao usuário selecionar quais informações ele deseja ser informado.

TEC./SONORA: Camilo Mussi, diretor de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais do Inep.

“Ela permite que o participante que está inscrito selecione quais informações ele quer ser notificado quando mudar o cronograma. Então se a gente alterar alguma coisa, por exemplo, data de termino da inscrição, se fosse alterado, seria avisado por este alerta; data da prova, se houvesse alguma alteração, seria por este alerta. Então esta foi uma inovação também que a gente fez.”

LOC.: O aplicativo é gratuito, pode ser acessado de celulares e tablets e está disponível nas plataformas Android e IOS.

Reportagem, Cintia Moreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *