Emoção marca formatura de alunos do colégio da Polícia Militar do Piauí

No total, 140 estudantes concluíram o Ensino Médio na instituição de ensino.

Emoção e muita alegria marcaram a solenidade de formatura dos alunos da 3ª série do Colégio Governador Dirceu Mendes Arcoverde, o colégio da Polícia Militar do Piauí. Ao todo, quatro turmas com um total de 140 alunos receberam o diploma de conclusão do Ensino Médio pelas mãos dos gestores, professores e da direção da escola. A formatura ocorreu na quadra do Colégio CEV.

Com todas as honras e protocolos de uma solenidade militar, a cerimônia de formatura se deu como manda a ocasião. A comandante do corpo de alunos do colégio, cap. Ana Lúcia Areia, iniciou a solenidade apresentando os formandos ao comandante -geral da Polícia Militar do Piauí, cel. Lindomar Castilho, ao som de um corneteiro, o qual seguiu todo o cerimonial.

Ao iniciar a entrega dos certificados, a escola homenageou os três primeiros colocados: Débora Tharlyanne da Silva Pereira, 3ª colocada do 3º C; Vitor Guilherme Silva Sousa, 2º colocado, do 3º B; e o 1º colocado, do 3º A, Marcelo Carlos de Carvalho Dino Junior. Logo após, a oradora da turma, a formanda Viviana Vitória Cruz Pereira, fez o discurso, passando a palavra ao coronel Lindomar Castilho, que parabenizou a turma e falou da importância da escola para o Piauí.

 

Para a formanda Emmanielle Rocha, que diz ter sido acolhida pela escola, inicialmente tinha um pouco de medo e receio. “No começo estranhei, mas o tempo passou, acabei estudando na escola e gostando muito, antes eu tinha medo de como seria, tinha muita disciplina, mas a gente vai conhecendo as pessoas, vai se adaptando à escola e acaba gostando, mas não foi nada fácil, tem o teste, o medo de novo, mas é muito gratificante, foi ótimo e pretendo fazer o concurso da PM para seguir na carreira militar, me apaixonei”, afirma a estudante.

Já a mãe de Emmanielle, Maria Rita, bastante emocionada, é só orgulho e agradecimento. “Foi tudo maravilhoso, tudo de bom, sempre indico o ensino da escola, amei tudo, participávamos de tudo, todas as reuniões, a escola não deixa a desejar em nada, tudo perfeito. Aqui o respeito vem em primeiro lugar, o nosso filho aprende a respeitar e repassa em casa o que aprendeu na escola. Não tenho nada do que reclamar, só agradecer”, completa a mãe.

Dando continuidade, os padrinhos e madrinhas de cada foram homenageados pelos alunos, recebendo cada um, uma placa comemorativa. Após as homenagens, todos os presentes se colocaram em posição de respeito onde entoaram a canção da PM-PI para depois os formandos desfilarem em continência à maior autoridade presente.

“Formar alunos no Colégio Militar é sempre uma emoção, porém, essa é especial, pois é a primeira turma genuinamente militar, eles entraram no início do colégio por meio de teste seletivo, quando já havíamos adotado todo o regime militar, aprovado pelo Conselho Estadual de Educação, dentro dos moldes do colégio militar, então, para nós, é uma emoção muito grande, além de hoje, especificamente, já termos o resultado do Enem e com excelentes notas e aprovações. Desejamos que esses jovens possam contribuir com a sociedade brasileira e levar tudo o que aprenderam dentro da escola, princípios de valores, respeito ao próximo, a misericordiosidade e nunca desistir de estudar”, afirma a diretora da escola, Ana Cristina.

A capitã salientou ainda a importância da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para o crescimento do Colégio Militar do Piauí, “quando, ainda na gestão da deputada Rejane Dias, tudo foi iniciado, e hoje, com o secretário Hélder Jacobina, que continua sempre acreditando e apoiando nosso projeto e aos pais dos alunos que confiam no ensino da escola e sempre convivem com a comunidade escolar colaborando com o que o colégio se propõe a realizar”.

Antes de encerrar a solenidade, ainda houve o tradicional fora de forma, comandado pelo 1º colocado Marcelo Carvalho, onde os formandos partirão de dentro da escola para seguir uma nova jornada. Segundo o cerimonial, este não é um momento de despedida, é o momento em que esses jovens estarão à disposição da sociedade, das universidades do mercado de trabalho, levando os ensinamentos repassados e os conhecimentos adquiridos, encerrando assim a solenidade.

Autoria: Marconni Lima/Portal do Governo PI.

Deixe uma resposta