ENTREVISTA: Diretor-Geral do SENAI explica funcionamento de plataforma digital gratuita de orientação profissional

LOC.: Olá! Meu nome é Pedro Marra e hoje vamos falar sobre o Mundo SENAI. Uma plataforma digital do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), com o objetivo de orientar jovens na escolha de uma carreira. O usuário conhece as próprias características socioemocionais como: extroversão e autodisciplina, para depois saber os cursos mais adequados e até aprender a montar um bom currículo.

LOC.: Para analisar o assunto, vamos entrevistar o Diretor-Geral do SENAI, Rafael Lucchesi. Para começar diretor, conte para nós a eficiência do Mundo SENAI.

TEC/SONORA: Rafael Lucchesi, Diretor-Geral do SENAI.

“É mais um instrumento. Porque vivemos um mundo de grandes incertezas, de grande transformação, com enormes mudanças que todas as tecnologias digitais e com inteligência artificial trazem no mundo do trabalho, que é importante uma plataforma como o mundo SENAI que vai ajudar os jovens a identificarem quais são os principais eixos e competências dessas novas profissões.”

LOC.: Quais as principais qualidades que a plataforma oferece?

TEC/SONORA: Rafael Lucchesi, Diretor-Geral do SENAI.

“Desde características socioemocionais, que são importantes para o jovem ter uma boa evolução nas profissões, nas empresas, até quais são as competências necessárias: faixas de salários, quais são os cursos que ele tem que fazer, que profissões têm melhor evolução e melhor desempenho em cada município, em cada cidade. E também as profissões que estão sendo mais valorizadas, que têm maior empregabilidade, que são mais flexíveis. Tudo isso, ele vai encontrar no Mundo SENAI.”

LOC.: De que forma os jovens estarão preparados para o mercado de trabalho após o contato com o Mundo SENAI?

TEC/SONORA: Rafael Lucchesi, Diretor-Geral do SENAI.

“Ele pode abrir uma porta no seu projeto de vida e buscar educação profissional. Vai entrar mais cedo no mercado de trabalho, vai ter uma profissão bem remunerada, pode crescer nessa profissão e, inclusive, prosseguir os seus estudos fazendo um curso de engenharia ou uma graduação tecnológica (por exemplo).”

LOC.: Os interessados podem acessar a plataforma no site www.mundosenai.com.br. E também pode ser baixado gratuitamente por aplicativo, disponível para smartphones dos sistemas Android e IOS. Por hoje é isso, pessoal. Muito obrigado pela audiência e até mais!

Fonte: Agência Radio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *