Lagoa do Sítio recebeu Professores e acadêmicos da Faculdade Santo Agostinho, através do projeto PERES.

Lagoa do Sítio recebeu Professores e acadêmicos da Faculdade Santo Agostinho, através do projeto PERES.

Desde a tarde do dia (28/09) o município de Lagoa do Sítio, recebeu ações do Projeto de Extensão Rural de Educação em Saúde( PERES) dos professores e acadêmicos da Faculdade Santo Agostinho de Teresina Piauí.

Com a coordenação dos professores Disraeli Reis, Técio Andrade e da professora e Tenente Coronel da Polícia Militar do Estado do Piauí Dra. Amparo Veloso, o projeto teve início na Escola Mariano Rabêlo com os estudantes do Ensino Médio onde a abordagem foi prevenção à DST e Drogas, em seguida o professor Kácio Santos, coordenou um debate sobre equidade e reconhecimento racial na Escola Presidente Médici, para alunos do EJA com demonstração de capoterapia, dança e roda de capoeira juntamente com os moradores do bairro Angico, na sexta feira (29/09), pela manhã houve um curso com os ACS’s e ACE’s , Técnicos de Enfermagem e os Enfermeiros na UBAS e paralelo, coleta de material de fumantes para análise laboratorial, no mesmo instante, acadêmicos faziam uso da Rádio 104.9 para adentrar os lares do município com explanações na área nutricional e outra equipe realizava palestra com o tema higiene bucal e pintura no rosto de alunos na comunidade Pinicada, na região do Sambito, em seguida, o Conselho Tutelar recebia a visita de outra comitiva para um levantamento de casos de abusos e violência no município. Em outro momento, ações no Pré Escolar Benedita Reis e logo em seguida na U. E. Prof. José Francisco; à noite a partir das 20:00 h, noite cultural na praça central do bairro Angico, com dança, filme, capoeira e interações social e coletiva.

No sábado (30/09), as ações do Projeto de Extensão Rural de Educação em saúde, foram voltadas para motivação e dinamismo dos professores da rede municipal e estadual de ensino, em paralelo acontecia no espaço do PETI, uma reciclagem das merendeiras com acadêmicas de Nutrição e nutricionistas do NASF de Lagoa do Sítio e em seguida foi servido almoço para todos os participantes. A tarde, a professora Amparo Veloso e uma equipe se dirigiram até a localidade Pinicada e André Gomes, em companhia da Enfermeira Dra. Irma Caroline da ESF da zona rural do município para coleta de mais material dos fumantes e estes serão encaminhados para o grupo de apoio do Projeto ” Parar de Fumar é Possível”, desenvolvido pela Coordenadora da atenção básica Tânia Beatriz. A noite os integrantes do PERES participaram da I Mostra Cultural de Lagoa do Sítio.

Na manhã do domingo (01/10), ainda houve mais coleta de material para análise na localidade Arizona I e em seguida regressaram a Teresina, deixando em Lagoa do Sítio, um legado das boas práticas de educação em Saúde e a certeza que prevenir é melhor que remediar. Esta edição do projeto PERES, além de estar em Lagoa do Sítio, presenteou a cidade duplamente, pois Ariel Menezes, filho da Agente Comunitária de Saúde Nazaré, é acadêmico de direito e foi um dos selecionados para executar as ações no município.

Trabalhando a temática do Direto e saúde visando a promoção em educação para aqueles em vulnerabilidade, para este projeto acontecer em nossa cidade contamos com os parcerias entre Prefeitura Municipal de Lagoa do Sítio, através do prefeito Antônio Ditoso, de seu Assessor Direto e Especial Francisco Antônio, da Vice-Prefeita Vanessa Reis, com a supervisão e direcionamento da Secretária de Saúde Dra. Anna Paula Mendes, da Secretária de Educação Maria Onete, do Secretário de Administração Geral Isauri Matildes, da Secretária de Assistência Social Márcia Cristina, da Secretária de Cultura Luísa Soares, da Secretária de Finanças e Representante do Ponto de Cultura de Lagoa do Sítio, a senhora Irene Reis, do ex prefeito Antônio Reis e dos servidores da Saúde de Lagoa do Sítio coordenados pela Enfermeira Dra. Tânia Beatriz e Adão Sá além do apoio da Câmara de Vereadores e das demais Secretarias, bem como de toda a população Sitiolagoense que se dedicou ao máximo às atividades oferecidas pelo PERES.

  

Por Adão Sá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *