PIAUÍ: SENAI disponibiliza mais de 9 mil vagas de qualificação e habilitação técnica para 2019

No Piauí, o SENAI vai oferecer mais de nove mil vagas para qualificação, aprendizagem industrial e cursos técnicos presenciais e à distância, em 2019. As oportunidades são para as três unidades de Teresina e também para Parnaíba, Picos, Piripiri, Esperantina e Corrente.

Um levantamento feito pelo SENAI mostra que 80% dos alunos que concluíram cursos técnicos foram inseridos no mercado de trabalho já no primeiro ano. Para diretora de Educação Profissional do SENAI-PI, Sandra Ataíde, o curso técnico é fundamental para integrar teoria e prática, e, por isso, é o caminho mais rápido para chegar ao mercado de trabalho. No entanto, Sandra destaca que eles ainda são vistos com certo preconceito.

“A gente sabe que não só aqui, mas a nível de Brasil, tem aquela cultura voltada a demanda somente para cursos superiores. Então, no Brasil, como um todo, existe uma necessidade grande por profissional técnico.”

A diretora também destaca que a formação técnica não substitui a educação superior e pode até ajudar na escolha e no ingresso da graduação.

“Os estudantes vêm para o SENAI, eles fazem o curso técnico e, posteriormente, eles podem ser inseridos nas áreas tecnológicas, nas engenharias, cursando, justamente, o nível superior.”

As matrículas podem ser feitas diretamente nas unidades. Para ver a lista completa dos cursos oferecidos pelo SENAI no estado do Piauí, basta acessar www.fiepi.com.br/senai.

Reportagem, Aline Dias/Agência Radio

Deixe uma resposta