Lagoa do Sítio – Ovelha da a luz a 04 filhotes de uma só vez pela segunda vez consecutiva.

De acordo com o produtor rural e vereador Marcelo Silva, já e a segunda vez que uma ovelha da fazenda Taboleiro em Lagoa do Sítio-PI, de sua propriedade, da a luz a quatro filhotes de uma só vez.

A veterinária Camila Freitas Batista, formada pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo, fala a respeito de casos desse tipo. “Não são frequentes, mas não são completamente incomuns. Geralmente, ovelhas têm gestações múltiplas; incomum é parir um filhote só, pois, em geral, são dois. Esse animal, deve ter predisposição para superovulação! acredito que possa ser portadora do gene de prolificidade, e é totalmente aleatório”, diz.

Ela ressalta que a ovelha deve ser observada, pois, em casos de pouca alimentação ou de alimentação em excesso, o animal pode desenvolver um quadro comum em partos gemelares, chamado de toxemia da prenhez. Trata-se de um desbalanço energético que a ovelha pode sofrer por utilizar todas as suas reservas energéticas para gerar os filhotes e para o leite, o que pode levá-la à morte.

Informações site compre rural.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *