O Governo do Estado por meio da Coordenadoria do Idoso realiza simpósio em Valença nesta sexta (1º)

O evento conta com palestras e show de humor.

O Governo do Estado, por meio da Coordenadoria do Programa Mais Vida com Cidadania para o Idoso, realiza, nesta sexta-feira (1º), o I Simpósio do Idoso. O evento inicia às 8h, no auditório do Colégio Santo Antônio, no município de Valença, e conta com palestras e show de humor.

O simpósio inicia com um coffee-break e logo em seguida a abertura oficial do evento. Às 9h30, o coordenador do Programa Mais Vida com Cidadania para o Idoso, Marllos Sampaio, ministra a palestra “Violência contra a pessoa idosa” e, às 10h, a gerontóloga e mestranda em Saúde da Família, Cléia Reis, debate acerca dos temas “Envelhecimento ativo” e Segurança do idoso”. O encerramento será com o show de humor de Amaurí Jucá.

O evento tem como objetivo fortalecer as políticas públicas voltadas aos idosos em todo o Piauí. “A programação une informação, cultura e entretenimento. Também teremos uma equipe especializada para atender aqueles que queiram registrar alguma queixa, por exemplo. Com isso, pretendemos chegar a diversos bairros de Teresina e municípios, começando por Valença, Esperantina e Parnaíba”, destacou Marllos Sampaio.

Além dos simpósios, está programado o I Festival do Idoso em Teresina. A previsão é de que seja realizado no fim do mês de outubro. Serão três dias de diversão e acesso a conhecimentos, com palestras que abordarão temas relacionados a saúde, família, segurança pública, além de shows culturais, arte, esportes, culto e apresentações de humor.

O festival será inédito no Piauí. “É um evento de grande porte que será nos mesmos moldes de festivais tradicionais já realizados no estado, como o Festival de Inverno, em Pedro II, e o Canyon Fest, em Castelo do Piauí. A diferença é que será voltado aos idosos com a finalidade de levantar a autoestima. Dessa forma, também chamaremos atenção dos idosos para que saibam que a coordenadoria existe para suprir as necessidades deles”, acrescentou o coordenador.

Coordenadoria do Idoso

A Coordenadoria do Programa Mais Vida com Cidadania para o Idoso foi criada com o objetivo de promover políticas que assegurem os direitos sociais e amplo amparo legal ao idoso e que estabeleça as condições para promover a integração, autonomia e participação efetiva na sociedade. Também tem como dever executar ações integradas, em articulação com outros órgãos públicos e com a sociedade civil, visando à segurança e qualidade de vida do idoso.

Identificar, propor, promover e estruturar ações, atividades e espaços públicos que permitam levar ao idoso acesso à educação tecnológica, lazer, atividades físicas, cultura, esportes, informação e o bem-estar geral também é função da coordenadoria. “O governador Wellington Dias também nos passou a missão de recuperar coberturas de academias de saúde e centro de convivências para idosos. O primeiro semestre do ano foi para legalizar e adequar a estrutura e logística do órgão. Logo mais estaremos atuando nas mais diversas áreas, de forma que resultem na melhoria da qualidade de vida dos idosos”, esclareceu Marllos.

Os atendimentos tiveram início com as instalações físicas da coordenadoria, no mês de julho. “A coordenadoria também serve como um canal de comunicação. Temos esse caráter social. Se o idoso está com algum problema ou dificuldade na resolutividade de demandas, nós vamos pesquisar e entrar em contato com o órgão responsável. Aqui temos uma estrutura adequada para atender este público, portanto podem e devem nos procurar”, atentou o coordenador.

Os interessados podem comparecer presencialmente na Coordenadoria do Programa Mais Vida com Cidadania para o Idoso, localizada na Av. Antonino Freire, 1473, Centro, Ed. D. Antonieta Araújo. Podem ainda entrar em contato por meio do número: 32213591.

Fonte: Portal do Governo

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *