BOLETIM AGRO: Seca prejudica produção de soja no PR

Olá, meu nome é Raphael Costa e este é mais Boletim Agro, um resumo das principais notícias do agronegócio.

E a safra de soja brasileira continua sofrendo com as condições do clima. Mais especialmente no Paraná, que segue sob seca intensa, o que está atrapalhando o potencial produtivo, diminuindo a quantidade de sacas por hectare. Para nos dar mais detalhes sobre essa situação e comentar sobre outros assuntos, convido a jornalista Carla Mendes, do Notícias Agrícolas. Bem vinda, Carla!

“Muito obrigada, Raphael, é isso mesmo. As perdas por conta da questão climática, já que as chuvas não chegam como são necessárias no Paraná, seguem sendo ampliadas. Sabemos que é o estado com a situação mais grave por conta dessa situação. Há lugares no estado onde a produtividade não chega à dez sacas por hectare, áreas onde tradicionalmente são colhidas 50, 60 e até 70 sacas, não estão colhendo nem dez, por conta da falta das chuvas. Sabemos que a previsão para os próximos dias, para o Centro-Sul do país, é de que as chuvas voltem a ser mal distribuídas, acontecendo de forma irregular. Desta forma, poderemos ver a situação se agravar ainda mais.”

Agora o tema é a nossa pecuária. Segundo dados da Associação Brasileira de Frigoríficos, a Abrafrigo, 2018 foi um ano de recordes nas exportações de carne bovina. Quanto isso significou para o país economicamente, Carla?

“As nossas exportações de carne bovina, se formos contar in natura e processada, totalizando um 1 milhão e 639 mil toneladas, isso no balanço geral de 2018. Em valores, no entanto, a receita obtida foi de US$ 6,5 bilhões, abaixo dos US$ 7,2 bilhões obtidos em 2014, ano em que o outro recorde havia sido registrado. Nós tínhamos preços melhores há quatro anos e com isso obtivemos uma receita maior, apesar do volume ligeiramente menor de quantidade de carne exportada.”

Perfeito, Carla. Obrigado pelas informações, até a próxima.

“Eu que agradeço, até a próxima.”

Esse foi mais um Boletim Agro, muito obrigado a todos.

Agência Radio

Deixe uma resposta