Luto: Faleceu em Lagoa do Sítio o Sr. Antonio Ferreira da Silva (Antônio Doca).

Com muita tristeza Lagoa do Sítio recebeu a notícia na manha deste domingo 06/05 do falecimento do Sr. Antônio Ferreira da Silva, mais conhecido em Lagoa do Sítio como Antônio Doca. O mesmo veio a óbito em sua residência na madrugada desse sábado para domingo. Antonio Doca faleceu aos 76 anos.

Exemplo de pai de família dedicado, politico, integro e amigo verdadeiro, foi assim que a vice prefeita Vanessa Reis o descreveu nas redes sociais, em suas condolências à família.

Veja um pequeno levantamento de sua vida publica.     

Antonio Ferreira da Silva, (Antonio Doca) iniciou sua carreira política em Valença do Piauí em 1988 disputando o cargo de vereador pelo PFL, sendo eleito com 317 votos.

Na eleição de 1992 também pelo PFL conseguiu sua reeleição para a Câmara Municipal obtendo 438 votos naquela que seria a última eleição que contaria com o eleitorado do então povoado Lagoa do Sítio.

Em 26 de janeiro de 1994, através de plebiscito, foi aprovada a criação do município de Lagoa do Sítio, desmembrando-se na sua maior parte de Valença do Piauí. Com isso, iniciou-se às movimentações para a primeira eleição do novo município, o que levou Antônio Doca em 1995 a deixar o PFL e se filiar ao PSDB transferindo-se para Lagoa do Sítio.

Em 1996, Antonio Doca é lançado candidato a prefeito de Lagoa do Sítio, rompendo com o então prefeito de Valença Joaquim Lima Verde (PFL). A disputa pela prefeitura se deu contra o também vereador de Valença Antônio Reis (PFL) que tinha o apoio de Joaquim Lima Verde. Antonio Doca perdeu a disputa para Antonio Reis por considerada margem de votos.

Ao assumir o mandato em 1997, Antonio Reis rompe com Joaquim Lima Verde no terceiro mês de governo, o que leva Antonio Doca a se reaproximar do seu outrora adversário Joaquim Lima Verde. Tal fato levou a uma dobradinha dos dois líderes na eleição do ano 2000, onde Joaquim Lima Verde saiu do seu antigo partido, o PFL e se filiou ao PSDB, sendo candidato a prefeito de Lagoa do Sítio e tendo como vice Antonio Doca.

Mesmo com essa junção, a dupla Joaquim-Doca como foi chamada na época perdeu a disputa para Antonio Reis do PFL que se reelegeu prefeito. Na eleição de 2004, Antonio Doca foi um dos líderes da ala do PSDB que não queria apoiar Joaquim Lima Verde para prefeito e na convenção tucana conseguiu juntamente com outros companheiros derrotar Joaquim Lima Verde por 8 X 7 na executiva municipal do partido e lançando a candidatura de  Gilvan Araújo a prefeitura de Lagoa do Sítio.

Naquele ano Antonio Doca se candidatou a vereador pelo PSDB e mais uma vez não obteve êxito, ficando na segunda suplência com 105 votos e Gilvan perdeu a eleição majoritária em disputa apertada para Lindomar Barbosa (PTB).

Sempre foi um líder de muitas reivindicações quando vereador, principalmente pelas melhorias no sistema de abastecimento d’água em Lagoa do Sítio, que era um problema muito preocupante na época para aquela comunidade. Antonio Doca tinha 77 anos completados no último dia 01 de maio e lutava contra problemas renais há algum tempo.

Colaboração Ailton Carvalho

Reprodução: Portal V1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *