Lagoa do Sítio realiza com sucesso dia “D” da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e o sarampo.

A cidade Lagoa do Sítio realizou neste sábado (18) do dia “D” da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e o sarampo, voltada para crianças entre 1 e 5 anos incompletos.

A secretaria de saúde de Lagoa do Sítio disponibilizou 03 pontos para ser feita a vacinação, o auditório da Prefeitura Municipal, na UBAS Dr. Lindomar e na Parteira Delfina Ferraz no bairro Angico, a campanha se estende até o dia 31 de agosto.

Em entrevista ao portal Lagoa online, a secretária Luzinete frisa quem deve ser vacinado.

  • Contra a poliomielite: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou. Em casos de nenhuma dose, será aplicada a Vacina Inativada Poliomielite. Em caso de uma ou mais doses, será aplicada a Vacina Oral Poliomielite, a famosa “gotinha”.
  • Contra o sarampo: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou.
  • Não devem ser vacinadas: crianças de 1 até 5 anos que tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

Luzinete frisa ainda que, “até o dia 31 de agosto as crianças devem ser levadas a uma unidade de saúde, mesmo as que já tenham sido vacinadas anteriormente. A imunização é importante para evitar o retorno da poliomielite (paralisia infantil) e surtos de sarampo, doença que pode comprometer o sistema imunológico, provocar infecções respiratórias, otites, doenças diarreicas, neurológicas, entre outras”, finaliza a secretária.

Fazer a cobertura vacinal em toda a cidade é a garantia que a doença não vai aparecer. É de suma importância que os pais ou responsáveis levem as crianças aos postos de saúde. Do mesmo modo que manter as demais vacinas em dia, disse o prefeito Antônio Ditoso, que destacou ainda que o município adotou diversas estratégias para atingir o público alvo, a ampla divulgação foi uma delas.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *