Prefeitura de Lagoa do Sítio desenvolve ações em alusão a Campanha Novembro Azul.

A Prefeitura de Lagoa do Sítio, através da secretaria de saúde realizou na manhã desta terça 20/11 evento de abertura da campanha novembro azul. Homens de diversas localidades do município marcaram presença na Câmara Municipal de Vereadores, local onde profissionais da Saúde realizaram palestras: Saúde do homem, com Dr. Lucas Adonias e Alimentação saudável com a nutricionista Dra. Amanda Sousa.

A Campanha Novembro Azul é lembrada no mundo todo como uma forma de combater o câncer de próstata. Com conscientização e serviços voltados à população masculina, a prefeitura pretende levar maiores informações sobre a importância do diagnóstico precoce e a prevenção.

Segundo a secretária municipal de saúde Luzinete Alves durante todo o mês de novembro ações de conscientização e prevenção serão realizadas em todo município e no dia 30 de novembro será o encerramento com realização de exames de PSA, palestras e encaminhamentos diversos.

Todo homem deve iniciar a prevenção contra o câncer de próstata a partir dos 40 anos de idade. Na rede pública, o primeiro atendimento deve ser feito através de UBS. Geralmente, o primeiro exame solicitado pelo médico da unidade é o chamado PSA; caso este apresente alguma alteração, o médico avalia a necessidade do toque retal e, posteriormente, de ultrassom de próstata. O encaminhamento para o urologista é também feito através da UBS.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *