Prefeitura de Lagoa do Sítio realiza com sucesso “Campanha Outubro Rosa”

A Prefeitura de Lagoa do Sítio, através da Secretária Municipal de Saúde, realiza durante todo o mês de outubro uma extensa programação de conscientização do Outubro Rosa, que tem como objetivo alertar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.

Na manhã desta quarta-feira 16/10, foi realizado no auditório da Câmara Municipal grande evento de conscientização, que contou com o empenho de todos os profissionais da Secretaria de Saúde, contou também com a presença de varias autoridades municipais como: O Prefeito Antônio Ditoso, a primeira dama Dalvina Bezerra, o presidente da Câmara Moura Matildes, a secretária de saúde Francinêda Melo, o secretário de administração geral Isalri Matildes.

O objetivo é fortalecer o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença. A campanha enfatiza a importância da mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas; informar que para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos, informa que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias.

Em sua fala a secretária Francinêda agradeceu ao empenho de todos os profissionais da saúde, frisou a importância da prevenção e a força da campanha Outubro Rosa.

O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos 90. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

O diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama. Quando identificado cedo pode ser tratado, impedindo que o tumor alcance outros órgãos.

 

 

 

 

Deixe uma resposta