Setembro Amarelo: Prefeitura de Lagoa do Sítio realiza ações durante a campanha de prevenção ao suicídio

No Brasil, o suicídio é considerado um problema de saúde pública. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio no mundo e é a segunda principal causa de morte entre indivíduos com faixa etária entre 15 e 29 anos. Além disso, um estudo realizado em 2002, por José Manoel Bertolote, pesquisador na área, afirma que 96,8% dos casos estão relacionados a transtornos mentais tratados indevidamente ou não tratados de forma alguma.

Desde 2015, foi criada a campanha do ‘Setembro Amarelo’ pela parceria entre o Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. O intuito é criar um período no ano em que a sociedade possa debater, ter conhecimento sobre o tema e possa alertar a população sobre a prevenção do ato.

A Prefeitura de Lagoa do Sítio, prefeito Antônio Ditoso, através da Secretária Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Educação em parcerias com as demais secretarias municipais, desenvolve durante todo o mês de setembro ações da Campanha Setembro Amarelo. Esse ano ações de conscientização e prevenção estão sendo realizadas nas unidades escolares do município, com palestras, apresentações de videos e rodas de conversas. “Acreditamos na educação e na conversa aberta sobre suicídio. Precisamos perder o medo de se falar sobre o, o caminho é quebrar tabus e compartilhar informações”, afirmou a secretária saúde Francinêda Melo.

Confira fotos na Unidade Escolar José Francisco;

Confira fotos na Unidade Escolar Presidente Médici, Angico;

Confira fotos na Unidade Escolar Mariano Rabêlo, turno noite;

Confira fotos na Unidades Escolar Mariano Rabêlo, turno tarde;

Confira fotos na Unidade Escolar Helvídio Nunes, Pinicada;

 

 

 

 

Deixe uma resposta