AVANÇO: Ministério da Saúde inaugura novo Centro de Diagnóstico de Câncer de Próstata

Os homens que precisam de tratamento gratuito  para combater o câncer já podem contar com o novo Centro de Diagnóstico do Câncer de Próstata. A unidade pertence ao Instituto Nacional de Câncer (INCA), localizado na cidade do Rio de Janeiro. A unidade vai receber pacientes com suspeita da doença e vai oferecer, por ano, 3.600 biópsias. O exame confirma, em pouco tempo, o diagnóstico de câncer de próstata ou não. Caso seja confirmada a doença, o paciente será tratado no INCA ou em outro hospital, de acordo com o caso. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, esteve nesta segunda-feira na inauguração da unidade e destacou a importância do Governo Federal no combate a esse tipo de tumor.

 

“Há aqui uma oportunidade de comemorar que não só a inauguração do centro, mas a ação do Governo para suprir uma demanda por sua decisão e iniciativa. Nós estamos identificando um problema e nós estamos resolvendo um problema. Eu quero agradecer, por tanto, o convite para estar aqui, comemorar essa inauguração e logo mais, nós vamos fazer uma visita à instituição”.

Além de facilitar o acesso à biópsia, o novo Centro de Diagnóstico do Câncer de Próstata vai permitir aos pacientes da rede pública, que o exame seja realizado sem dor. Além disso, o método será realizado com um moderno aparelho de ultrassom que permite identificar, com precisão,  lesões de pequenas dimensões. A expectativa é ‘zerar’ o tempo de espera pela biópsia no Rio de Janeiro, o que deve reduzir o número de casos de pacientes que iniciam o tratamento com tumores em estágio avançado.

Reportagem, Janary Damacena./agencia radio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *