DEPRESSÃO; Psicóloga da entrevista! Aprenda a detectar, prevenir e cuidar.

 O programa da Secretaria de Saúde de Lagoa do Sítio “MAIS SAÚDE” que vai ao ar todas as quartas de 09:00 as 10:00 hrs pela FM Cidade Progresso, abordou nesta quarta dia 05/04/2017 o tema DEPRESSÃO, já que no dia Mundial da Saúde de 2017, comemorado a cada 7 de abril, a Organização Mundial da Saúde (OMS) que deu início a uma campanha sobre depressão, transtorno que pode afetar pessoas de qualquer idade em qualquer etapa da vida. Com o lema “Let’s talk” (“Vamos conversar”, em português), a iniciativa reforça que existem formas de prevenir a depressão e também de tratá-la, considerando que ela pode levar a graves consequências, ao início do programa teve uma entrevista coma Secretária de Saúde Drª Anna Paula que também e Psicóloga.

Anna Paula citou que a depressão e a causa principal para outras doenças orgânicas, os episódios depressivos são classificados em 4 etapas, leve, moderada, moderada a grave e grave, onde a leve a pessoa terá uma leve dificuldade de desenvolver um trabalho e a moderada a grava pode deixa de caminhar falar e desenvolver serviços.

A Psicóloga afirmou também que a depressão pode ser desenvolvida após transtorno do pânico, sempre vem aliada a outro tipo de transtorno, bipolar, possessivo, toque etc. A pessoa parar por várias vezes pra escovar os dentes e um exemplo típico de toque exemplificou Anna Paula.

Sintomas do Transtorno Bipolar, quando há alternância entre os episódios de euforia e depressão, exaltação, euforia, continência da fala, alta estima alta, podendo ficando tudo ao contrario a qualquer momento.

Falou nas estatísticas do suicídio que e a segunda maior causa de morte, sendo maior o números em homens, por conta de uma mente que não está saudável onde está instalada a depressão, o mal do século.

Enfatizou que as intervenções para tratamento da depressão e essencial, Anna Paula citou alguns exemplos típico que pode levar ao transtorno depressivo:  o desemprego, acidente, catástrofe, desastres naturais, o luto etc. Até 6 meses e normal o estado depressivo de tristeza no luto, após os 6 meses já não e normal.

Ações articuladas pelo município, aos 3 meses de sua gestão como Secretária de Saúde em Lagoa do Sítio foi implantado o NASF com profissionais terapeuta, nutricionista e psicólogo na atenção básica, já tem um ano atuando em todo no município inclusive no interior através de oficinas onde todo mês e desenvolvido um tema para prevenção.

Confira o áudio da entrevista completa, e saiba detectar, prevenir e tratar a depressão:

1º parte da entrevista.

2º parte da entrevista.

 

 

17821192_1307903089301525_1987646491_n

Foto: Anna Paula

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *