Destaque Exame toxicológico causa desistências em renovação de CNH.

A exigência do exame toxicológico para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vem resultando em inúmeras desistências nas categorias C, D e E. De acordo com o coordenador da 4ª Ciretran de Picos, Lindon Johnson Leal, um dos principais motivos para que isso ocorra é o valor cobrado pela realização do teste.

“Muita gente não dirige um carro que é necessário esta categoria, com isso estão voltando por consequência de um exame que custa muito caro para se renovar nesta categoria, que é o exame toxicológico. Então eles pagam uma taxa de baixa de categoria, renovam a carteira na [categoria] que desejam e que não precise este exame”, disse o diretor.

Mas apesar do crescimento na baixa de categoria, o diretor afirma que a demanda para inclusão de novas categorias também é alta, principalmente por parte de caminhoneiros, para a realização da renovação de CNH e consequentemente para a realização do exame toxicológico.

Ainda de acordo com Lindon Jhonson Leal, há clínicas credenciadas junto ao DETRAN para realização do exame que custa, em média, R$ 300 reais. Para ele, o que motivou a nova exigência foram os altos índices de acidentes nas estradas causadas principalmente por uso de entorpecentes.

Fonte: grande Picos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *