ECONOMIA: ANEEL anuncia bandeira tarifária verde para junho.

LOC.: A Agência Nacional de Energia Elétrica, a ANEEL, informa que a bandeira para o mês de junho será verde, sem custo para os consumidores. Este sistema de bandeiras tarifárias permite aos consumidores o uso consciente da energia elétrica. O funcionamento é simples: as cores verde, amarela ou vermelha, nos patamares 1 e 2, indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração de eletricidade. De acordo com o especialista em energia elétrica, Renato Queiroz, nos dois últimos meses a bandeira tarifária estava vermelha e apesar do mês de junho ficar com a bandeira verde, é preciso ficar atento.

TEC./SONORA: Renato Queiroz, especialista em energia elétrica.bandeira_tarifaria_junho-verdedestaque

“Saímos da amarela, para dois meses de vermelha, patamar 1 e voltamos para verde, agora, a sinalização de junho. A gestão dos reservatórios não está muito boa. Quando tem água, eu jogo uma taxa. Quando não tem água eu jogo outra taxa. Então… um sobe e desce de decisões preocupantes, porque eu estou em um “stop and go” de custos.”

LOC.: Mesmo com a bandeira verde, o consumidor pode economizar. Seguem aqui algumas dicas: sempre que puder, tome banhos mais curtos, de até cinco minutos, por exemplo. Quando for buscar algo na geladeira, deixe a porta aberta apenas o tempo que for necessário; sempre que sair do cômodo, apague a luz; não deixe portas e janelas abertas em ambientes com ar condicionado; quando for passar roupas, tente juntá-las para passar de uma vez só. É o que explica o especialista em energia elétrica, Renato Queiroz.

TEC./SONORA: Renato Queiroz, especialista em energia elétrica.

“Os grandes eletrodomésticos que mais consomem energia são: ar condicionado, ferro de passar e geladeira. A geladeira eu tenho que manter sempre ligada, não tem como desligar. O que eu tenho que me preocupar e não ficar abrindo, fechando, abrindo, fechando. Quer dizer, abrir e fechar vai fazer a geladeira consumir mais energia elétrica. O ferro de passar e aquela famosa dica que todos devem saber, ou seja, eu acumulo uma quantidade maior para passar em um dia só.”

LOC.: E não se esqueça de retirar os aparelhos da tomada quando não estiver usando ou quando for ficar ausente por um período longo.

Intenda;

tarifa-de-energia_300x150entao

Reportagem, Cintia Moreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *