EDUCAÇÃO: Enem já tem quase 3,5 milhões de inscrições

LOC.: Quase três milhões e quinhentas mil pessoas já se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), até a manhã desta segunda-feira. O balanço foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O prazo para inscrição no exame segue até a 23 horas e 59 minutos da próxima sexta-feira (19), horário de Brasília. O pagamento da taxa, de R$ 82 deve ser feito até o dia 24 do mesmo mês.
Neste ano, o exame contará com mudanças. De acordo com o ministério da Educação as provas vão ser aplicadas em dois domingos seguidos, e não mais em um único fim de semana. O exame será realizado nos dias 5 e 12 de novembro. No primeiro domingo vão ser aplicadas as provas de ciências humanas, linguagens e redação. No segundo, as provas serão de matemática e ciências da natureza. Até o ano passado, a prova de redação era aplicada no segundo dia de exame. Com a mudança os estudantes terão cinco horas e meia para realizar a prova no primeiro domingo, e, no segundo, quatro horas e meia. O presidente da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino, professor Roberto Dornas, elogiou a medida.

TEC./SONORA:
Roberto Dornas, presidente da Confenen
“A medida é prudente para evitar no mínimo um cansaço que acaba sendo uma maratona física, de resistência física e, não, realmente de conhecimento. Então fazer em dois domingos seguidos, isso me parece um bom caminho.”

LOC.:
Entre as mudanças anunciadas pelo MEC também estão a isenção da taxa de inscrição para os candidatos que tiverem cadastro no CadÚnico, que reúne famílias de baixa renda, e a não divulgação dos dados do Enem por escola. A partir desse ano, o exame também deixa de valer como certificado do Ensino Médio.
Caso haja problema na hora da inscrição, os candidatos podem ligar para o Inep pelo telefone 0800 616161. O atendimento é das 8h às 20h, no horário de Brasília.
Reportagem, João Paulo Machado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *