Governo realiza fórum regional com foco na pessoa com deficiência

ão Raimundo Nonato sedia o Fórum Regional de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência “Todos pela Inclusão”. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), debate temas relacionados aos direitos das pessoas com deficiência no Território Serra da Capivara.

A abertura foi nessa sexta-feira (13), no Centro Estadual de Tempo Integral, com a presença da vice-governadora Margarete Coelho; deputada federal Rejane Dias; secretário da Seid, Mauro Eduardo; a prefeita do município, Carmelita Castro, autoridades da região e o público em geral.

De acordo com o secretário, a Seid tem buscado descentralizar os serviços melhorando o atendimento e levando os benefícios a quem necessita. “As ações do Governo do Estado voltadas para a pessoa com deficiência está aqui neste fórum. Temos o compromisso de trabalhar nos 224 municípios melhorando a qualidade de vida das pessoas e levando benefícios como órteses, próteses, passe livre, descentralizando nossos serviços, por determinação do governador Wellington Dias. Com esse objetivo, estamos mais próximos da população sem que seja necessário ir até a capital”, destacou o gestor.

Contemplando 39 municípios da região, o fórum conta com o apoio do Ministério dos Direitos Humanos e outras instituições do Estado que realizam trabalhos voltados às pessoas com deficiência, como as Secretarias da Educação, Saúde e Assistência Social, Cultura; Ministério Público Estadual, prefeituras municipais.

Com uma participação popular expressiva na abertura do evento, a vice-governadora destacou a importância e a receptividade da proposta pela população. “O fórum está sendo importante pelo debate de vários temas ligados à pessoa com deficiência com foco nas diferentes necessidades que cada um tem e a receptividade das pessoas ao debate, só nos mostra a relevância dessa pauta. Nosso governo tem interiorizado essas políticas, atendendo as pessoas com deficiência mais próximas de sua casa; isso tudo fruto de um trabalho feito com equipes bem treinadas e com uma cultura de inclusão que o nosso estado tem”, ressaltou Margarete.

Na oportunidade, foram entregues passes-livres: Carteiras intermunicipais e Cultura. Palestras, debates, depoimentos, apresentações artísticas, exposições de talentos de pessoas com deficiência da região e entrega de certificados fazem parte da programação no sentido de levar informações e serviços à sociedade voltados à temática do evento.

Passe Livre Intermunicipal

O Passe Livre Intermunicipal é um benefício criado pela lei: 5.583, de 11 de julho de 2006, que assegura o direito de ir e vir das pessoas com deficiência do estado do Piauí, cuja renda familiar mensal per capita seja de até um salário mínimo, por meio da gratuidade das passagens de ônibus entre os municípios.

Passe Livre Cultura

O Passe Livre Cultura é um benefício que garante o acesso e a gratuidade de entrada para as pessoas com deficiência do Piauí. O benefício é assegurado pela lei estadual nº 6.194, de 13 de março de 2012, e decreto 15.995, de 07 de abril de 2015, que garante a essas pessoas a entrada livre nos estabelecimentos de entretenimento, como cinemas, teatros, casas de espetáculo, estádios, ginásios esportivos e nos locais similares que tenham apresentação de eventos culturais, de lazer e esportivos.

Autoria: Tatiana Maria/portal do governo PI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *