Lagoa do Sítio dentre os 90 municípios piauienses que participam de capacitação do Programa Criança Feliz.

Realizado pela Sasc, o treinamento voltado para supervisores municipais é a primeira etapa de capacitação do programa federal.

Representantes de 90 municípios piauienses participam até o dia 08 de julho, em Teresina, da primeira etapa de capacitação do Programa Criança Feliz. O treinamento, realizado pela Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc), começou nesta segunda (03) com o objetivo de capacitar supervisores municipais com relação às visitas domiciliares e nos Cuidados do Desenvolvimento da Criança (CDC) previstos pelo programa do governo federal.

De acorco com o secretário de Estado da Assistência Social e Cidadania, Zé Santana, a articulação do Estado, o alinhamento entre todos os setores envolvidos e a execução do programa são importantes para a promoção do desenvolvimento infantil integral e da cidadania. “Integrar os novos piauienses desde sua gestação, dentro de uma rede assistencial promovida como politica pública, significa incentivar a formação da cidadania, do respeito familiar, da proteção e educação por toda uma vida”, destacou o gestor.

A capacitação foi iniciada com a abordagem sobre a importância da primeira infância no desenvolvimento da criança, mostrando a necessidade do trabalho a ser desenvolvido em torno do convívio familiar. Ainda durante os seis dias de treinamento, profissionais de diversas áreas explanarão sobre o planejamento e metodologia acerca da construção das propostas, orientações sobre visita domiciliar, a acolhida das famílias, intersetorialidade no Criança Feliz, assim como também a abordagem de campo, o papel do supervisor, dentre outros.

“A principal estratégia do programa é que ele é construído coletivamente. E nós da Sasc estaremos sempre no alinhamento de todas as gestões, proporcionando capacitações contínuas para que os supervisores levem até às suas cidades, na prática, os objetivos desse importante programa federal”, afirmou Rosângela Sousa, diretora da Unidade de Gestão do Sistema Único da Assistência Social (Dgsuas) da Sasc e também coordenadora do programa Criança Feliz na secretaria.

Para a supervisora municipal do Criança Feliz no município de Lagoa do Sítio, Fabiawanessa, a capacitação é essencial para que o programa seja aplicado de forma correta. “Como em nossa cidade temos muitas crianças englobadas no público-alvo do Criança Feliz, participar desse treinamento da Sasc é muito importante para que possamos nos municiar de todas as informações e aplicar o programa corretamente e de forma eficaz”, declarou.

 

Fonte: Portal Brasil

Fotos: Fabiawanessa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *