SAÚDE: Ministério repassa R$ 152 milhões de recurso adicional para combate da Dengue, Zika e Chikungunya

O dinheiro é para ser liberado em duas parcelas. Na primeira parcela serão 91 milhões e duzentos mil reais. Mas para receber a segunda parcela, os estados terão que cumprir alguns critérios. Um deles é que os municípios façam o Levantamento Rápido de Índice de Infestação pelo mosquito transmissor, o LIRA, que mede a quantidade de mosquitos em um município.

Lembrando que este levantamento só é feito quando a cidade tem mais de dois mil imóveis. Se o município tiver menos de dois mil imóveis, deverá ser feito o Levantamento de Índice Amostral, o LIA. Estas informações serão colhidas pelas secretarias estaduais de saúde junto à secretarias municipais e repassadas ao Ministério da Saúde até o dia 30 de junho de 2017.

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, considera fundamental a importância deste recurso e faz um apelo para que as pessoas incluam medidas de combate ao mosquito nas atividades cotidianas neste ano.

TEC./SONORA: Ricardo Barros, ministro da Saúde

“Estou aqui pedindo o seu apoio para que nós tenhamos um Ano Novo com menos casos de Dengue, Chikungunya e Zika. Para isto acontecer, basta que cada um de nós e todos vocês cuidem de mobilizar sua família, sua comunidade e eliminar os focos do mosquito na sua casa, no seu local de trabalho, nos locais públicos que você frequenta. Estamos juntos nesta luta! Em todas as sextas-feiras, mobilize a sua família durante este Ano Novo. Muito obrigado, contamos com você.”

LOC.: Os recursos destinados ao combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya cresceram 51 por cento nos últimos anos, chegando a um 1 bilhão e quatrocentos milhões de reais entre 2010 e 2016. Para 2017, a previsão é a de que um bilhão e novecentos milhões de reais sejam gastos no combate ao mosquito.

Para saber mais sobre as doenças e formas de combater o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, acesse o site saude.gov.br/combateaedes.

KIT COMUNICADOR

» TIRA DÚVIDAS: Saiba mais sobre as características do mosquito que transmite Dengue, Zika e Chikungunya
» TIRA-DÚVIDAS: Infectologista esclarece dúvidas sobre a microcefalia
» TIRA-DÚVIDAS: Saiba quais os cuidados necessários para se evitar criadouros do mosquito


» MINUTO DA SAÚDE: Mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya não precisa de muita água para se reproduzir, diz pesquisador
» MINUTO DA SAÚDE: Pesquisador da Fiocruz afirma que o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya não pica por cima da roupa
» MINUTO DA SAÚDE: Infectologista destaca a importância do cuidado com o vírus Zika em mulheres grávidas
» MINUTO DA SAÚDE: Como evitar que a piscina se torne um foco do mosquito transmissor das doenças?
» MINUTO DA SAÚDE: Repelente é uma das armas para espantar o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya
» MINUTO DA SAÚDE: Mito – complexo B funciona não funciona para espantar mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya
» MINUTO DA SAÚDE: Sequelas no bebê vão depender do momento em que a mulher foi infectada pelo Zika na gravidez
» MINUTO DA SAÚDE: Vírus Zika sem sintoma pode ser diagnosticado no pré-natal
» MINUTO DA SAÚDE: Chikungunya é o maior temor para este Verão

Pré Black Friday Produtos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *