Câmara dos Deputados fará sessão em homenagem a Oeiras

A Câmara dos Deputados realiza na próxima terça-feira (29 de agosto), às 10h, uma sessão solene em homenagem aos 300 anos de Oeiras, primeira capital e cidade mais antiga do estado do Piauí. A sessão, solicitada pelo deputado federal Assis Carvalho (PT/PI), acontece no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara, em Brasília.

A sessão solene será um espaço de visibilidade nacional para apresentar as construções arquitetônicas de Oeiras – que é Cidade Monumento Nacional e cujo Centro Histórico foi tombado como Patrimônio Cultural do Brasil – bem como os espaços culturais da cidade.

Além disso, o evento deverá divulgar a participação de Oeiras na luta pela Independência do Brasil. A velha capital teve participação decisiva, com a adesão à emancipação em 24 de janeiro de 1823, desafiando a Coroa Portuguesa que havia destacado para a Província do Piauí o experiente Major João José da Cunha Fidié a fim de garantir a fidelidade do norte brasileiro a Portugal.

Foram convidados para o evento oeirenses, o governador Wellington Dias, parlamentares, historiadores, gestores municipais.
Fonte: ASCOM Deputado Asis Carvalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *