Wellington Dias inaugura Farmácia do Povo em Teresina

O governador Wellington Dias inaugurou, nesta segunda-feira (7), a nova sede da Diretoria da Assistência Farmacêutica, que passa a ser chamada de Farmácia do Povo – Medicamentos Especializados. As novas instalações estão localizadas na rua David Caldas, no Centro de Teresina, e oferece atendimento gratuito e dispensação de medicamentos de componente especializado, estratégico e básico.

A farmácia também ofertará outros serviços, como sala de aplicação para os pacientes que usam medicamentos injetáveis e orientação nutricional. “Aqui vamos garantir o tratamento de muitas pessoas que precisam de uma medicação de valor elevado ou, que por serem muitos medicamentos, se veem com o orçamento pesado. Essa rede está presente em 11 regiões do estado, tem um quadro qualificado e é uma política que, efetivamente, tem um grande efeito social. O objetivo é continuar humanizando os serviços de saúde”, destacou o governador.

M83 – New album DSVII
Click here to listen to M83’s new project.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, 215 medicamentos especializados estarão disponíveis aos usuários do Sistema único de Saúde (SUS). “Aqui temos um prédio adaptado e acessível, onde será possível garantir um atendimento igualitário a todos os usuários. É um novo conceito de atendimento que queremos levar para Parnaíba, Picos, Floriano, Bom Jesus e todas as regionais de saúde, assegurando que a farmácia esteja bem próxima do povo”, disse o gestor.

De acordo com a diretora-geral da Farmácia do Povo, Wanda Avelino, o novo prédio propiciará mais conforto aos usuários e funcionários, além de mais agilidade no atendimento. “A logística foi alterada para que o paciente não precise esperar uma hora ou mais para receber a medicação. Para se tornar um beneficiário, o usuário faz o cadastro na farmácia e traz a documentação necessária, que pode ser encontrada no guia de orientação no portal da Secretaria da Saúde”, pontuou a diretora.

Atualmente, a Farmácia do Povo conta com 21 unidades de atendimentos, distribuídas tanto na capital como no interior do estado. Cerca de 21 mil pessoas são atendidas por mês, em 80 patologias. As unidades são sediadas nos hospitais regionais, nas Coordenações Regionais de Saúde, como também em clínicas renais em Teresina, Picos e Floriano. Atende também os pacientes com doenças inflamatórias do trato digestivo no Hospital Universitário (HU), e o público em geral na Farmácia Escola da Universidade Federal do Piauí e no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi).

Fonte: Meio Norte

 

Deixe uma resposta