Lagoa do Sítio recebe visita da Equipe de Avaliação Externa do PMAQ.

Buscando melhorar a qualidade da saúde do município, a cidade de Lagoa do Sítio recebeu nesta última terça-feira (31) uma equipe técnica de avaliação externa do Ministério da Saúde. A visita se deu através do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) e busca analisar a infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Além das condições físicas dos equipamentos e a disponibilização de medicamentos, é realizado também uma consulta de satisfação dos serviços prestados junto à população.

Segundo a Secretária de Saúde Anna Paula Mendes, o município se preparou bastante, tanto a gestão, como os profissionais, para esse dia tão importante para a saúde de Lagoa do Sítio. As nossas duas equipes, foram minuciosamente avaliadas, hoje as duas equipes que atuam na UBAS Dr. Lindomar de Moura Barbosa e na UBS Parteira Delfina Ferraz são formadas por médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, agentes de saúde bucal e comunitários de saúde.

“A equipe do PMAQ segue um checklist, mas quem dá essa nota é o Ministério da Saúde. Eles saíram daqui com uma boa impressão, dizendo que nossa unidade é muito estruturada. Tudo que se perguntava a gente tinha para comprovar [documentação]. Fizeram entrevistas com os usuários e os usuários estavam todos satisfeitos. A gente espera que a nossa nota seja excelente”, finalizou Anna Paula.

Para a coordenadora Tânia Beatriz, uma boa avaliação no PMAQ além de comprovar a qualidade nos serviços prestados aos pacientes serve, também, para que o município receba mais recursos do governo federal. Isto é, quanto melhor for a nota, mais incentivos financeiros serão repassados.

 

Fotos Alderi Sousa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *