TECNOLOGIA: Clientes de banco validam compras com Selfie.

LOC.: Pagar passagem com cartão de crédito? Aprovar uma compra com uma selfie ou retirar dinheiro em caixa eletrônico sem ser correntista? Essas coisas já são possíveis em alguns locais no país e em breve por todo ele.

Usar o transporte público começa a ser mais simples agora. As linhas de Diadema-Berrini em São Paulo, nos trens da linha Deodoro do Rio de Janeiro e em alguns ônibus de Curitiba e Porto Alegre já está sendo testado em fase piloto a novidade apresentada no congresso de tecnologia para o setor bancário, o pagamento da passagem por cartão de crédito, débito, pré-pagamento ou até mesmo pelo celular.

Graças à tecnologia que permite dispositivos se comunicarem apenas se aproximando, sem uso de senhas ou botões, pedágios pelo país também contam com o mesmo sistema. Vai ser possível pagar com uma pulseira no próprio pulso, carteiras digitais ou até smartphones.

Os clientes do banco digital brasileiro Neon, que possuem cartão Visa, agora podem validar suas compras por meio de uma selfie. Isso mesmo, ao abrir a conta, além de enviar uma foto da carteira de identidade ou motorista, o usuário cadastra sua digital, uma senha numérica e uma selfie para reconhecimento facial. Ao fazer a compra, basta sorrir para a câmera e voilà.

Um protótipo de caixa eletrônico “smartphone” também é novidade. Desenvolvido pela Diebold Nixdorf e batizado como “Essence”, utilizam de comunicação sem fio, códigos QR e Token, o que possibilita, por exemplo, correntistas a programarem saques à distância e que poderão ser retirados até por quem não possui conta em banco. Todas estas novidades foram apresentadas no congresso de tecnologia para o setor bancário em São Paulo e mesmo sem previsão, o intuito é que tudo seja levado para todo o país o mais rápido possível.

Reportagem, San Thor Oliveira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *