EDUCAÇÃO: Jogo online apresenta carreira de economista; inscrições estão abertas para alunos de todo o país

LOC.: Se você é um estudante de ensino médio e está naquela fase de decidir qual carreira seguir, não se preocupe. Agora você tem mais uma ferramenta para ajudar na escolha da futura profissão: o Desafio Quero Ser Economista. O objetivo do jogo online, iniciativa do Conselho Federal de Economia, o Cofecon, é contar para alunos sobre como é o mercado de trabalho dos economistas. Além de aprender mais sobre a área, o estudante concorre a prêmios, como explica a coordenadora da Comissão de Educação do Cofecon, Denise Kassama.

TEC./SONORA: Denise Kassama, coordenadora da Comissão de Educação do Conselho Federal de Economia (Cofecon).

“São vídeos semanais e quiz para responder. O estudante responde e vai pontuando. Ao final do desafio, quem somar a maior quantidade de pontos pode ganhar os prêmios: um notebook, um tablet e um celular.”

LOC.: Na última semana, os participantes serão desafiados a gravarem vídeos falando sobre porque querem ser economistas. Será aberta uma votação para eleger o melhor vídeo, em que cada voto valerá um ponto. Ao final da dinâmica, os dez competidores com mais pontos serão classificados para a última fase.  É aí que a comissão julgadora vai avaliar os vídeos dos participantes e definirá os campeões de acordo com os seguintes critérios: exposição, coerência, criatividade e originalidade do material.

O Desafio Quero Ser Economista está na segunda edição. No ano passado, 430 estudantes de 20 estados e Distrito Federal participaram do jogo e puderam conhecer mais sobre a área da economia. O vencedor da primeira edição, Jarde Rodrigues, de 18 anos, conta qual foi a estratégia que usou para ser o campeão.

TEC./SONORA: Jarde Rodrigues, estudante, 18 anos.

“A cada curtida no vídeo somava um ponto ao que já tinha na competição. Na competição eu consegui fazer os 400 pontos. Todos os desafios eu respondi. E o vídeo eu batalhei bastante, procurei autoridades, já que eu era o único representante do Estado de Pernambuco a chegar na última fase. E, graças a Deus, eu tive a alegria de ser campeão, com muito esforço. Ganhei um notebook, estou fazendo bom uso dele para outros estudos e se você quer ganhar também, participe.”

LOC.: As inscrições do jogo são gratuitas. Para participar, basta acessar o site desafioquerosereconomista.com.br, criar um login, uma senha e pronto! A competição terá início no dia 10 de julho. Para mais informações, acesse a página do desafio no Facebook, procurando pelo nome: Quero Ser Economista.

Reportagem, Cintia Moreira

Deixe uma resposta