Prefeitura de Lagoa do Sítio realiza evento para os pacientes do programa nacional de controle do tabagismo PNTC.

A Prefeitura de Lagoa do Sítio através da Secretaria Municipal de Saúde realizou nessa terça 16/05 um evento comemorativo com os pacientes do ”Programa Nacional de Controle do Tabagismo PNCT”, trata se dos primeiros 06 meses livres do cigarro.

O encontro que contou com o apoio da equipe do NASF, teve entrega de camisetas com o titulo: PARAR DE FUMAR É POSSIVEL! EU CONSEGUI. O programa do Ministério da Saúde foi iniciado em Lagoa do Sítio no mês de novembro de 2016, e hoje possui o exito de cerca de 30 pacientes em cessação ao cigarro.

A secretária Anna Paula afirmou ao portal de noticias lagoaonline.com que está previsto o inicio de mais três grupos de apoio no Municipio.

Desde o final da década de 1980, sob a ótica da promoção da saúde, a gestão e governança do controle do tabagismo no Brasil vem sendo articulada pelo Ministério da Saúde através do INCA, o que inclui um conjunto de ações nacionais que compõem o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT). O Programa tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco no Brasil seguindo um modelo lógico no qual ações educativas, de comunicação, de atenção à saúde, junto com o apoio a adoção ou cumprimento de medidas legislativas e econômicas, se potencializam para prevenir a iniciação do tabagismo, principalmente entre adolescentes e jovens; para promover a cessação de fumar; e para proteger a população da exposição à fumaça ambiental do tabaco e reduzir o dano individual, social e ambiental dos produtos derivados do tabaco.

01 02 04 05 06 08 09 10 11 12 13 14

Com informações do INCA.

Por: José Filho.

Fotos: Alderi Sousa

Deixe uma resposta